O Prefeito de Aracati, Bismarck Maia, fez uma transmissão ao vivo em seu Facebook na noite desta quinta-feira (06) para falar sobre diversos assuntos relacionados à saúde.
O gestor afirma estar doente, acometido por uma síndrome gripal, apesar de acreditar não ser Covid-19, fez o teste e está vacinado com as três doses. E nessa introdução ao assunto, ele discorreu sobre a nova variante do coronavírus e sobre a H3N2, a nova cepa da Influenza.
Bismarck afirma que apesar dos acometimentos de Covid ou Gripe, não estamos vendo a hospitalização das pessoas, isso se deve à imunização e às medidas de combate que estão sendo apresentadas pelo poder público.
O prefeito destaca o mantimento da Unidade de Pronto Atendimento 24h do município, a UPA Xavier Maia. Afirmando que este equipamento foi reunido com o Hospital Municipal e com a Policlínica par melhorar o atendimento, e que está sendo mantida com recursos próprios da prefeitura.
Nesse sentido, destacamos as medidas tomadas na saúde e anunciadas em live pelo prefeito:
- A Prefeitura irá aumentar mais uma vez a equipe de saúde da UPA (que está lotada), com atendimento específico para síndrome gripal;
- Dobrar a recepção da UPA para a triagem, para que as pessoas esperem menos ao atendimento. E separar os casos de síndrome gripal dos demais;
- O posto de saúde que hoje é do Campo Verde servirá só para síndrome gripal, com testes e atendimento, para não concentrar as pessoas só na UPA. Enquanto o atendimento do posto de saúde da área do Campo Verde irá para outro local perto do Salesianas;
- Foi determinado que todos os postos de saúde tenham vacinação, testes disponíveis e Tamiflu (medicamento utilizado na prevenção e tratamento da Influenza);
- As vacinas da Janssen não terão mais listas – é só chegar e se vacinar. Com determinação de local e horário;
- Haverá mutirão de testagem nesta sexta-feira (7);
- Estão suspensas as cirurgias eletivas no momento – parou a partir desta quinta-feira (6). Por conta do risco de contaminação pela Covid-19 e Gripe.
Novo Decreto
Bismarck aproveitou a transmissão para falar da questão normativa que se impõe no momento. Destacamos os principais pontos em relação ao Decreto Municipal.
- O novo Decreto tem vigência de 30 dias, ou seja, de 6 de janeiro a 6 de fevereiro;
- Eventos de pré-carnaval e carnaval estão proibidos. Todos os eventos festivos e que promovam aglomeração estão vedados.
- Só serão permitidos eventos particulares com até 250 pessoas em local fechado e 500 pessoas em locais públicos/abertos.
- É vedado transitar sem máscaras em lugares, seja público ou privado, com previsão de multa pra quem não usar, bem como para o estabelecimento que não exigir.
Vacinação para crianças
O prefeito destacou que irá vacinar crianças de 5 a 11 anos. Portanto, vai abrir o cadastro com previsão de começar a vacinação a partir do dia 15 ou 16 de janeiro. Ele pede que os pais possam fazer a vacinação do grupo acima de 12 anos, pois, segundo o gestor, as crianças podem ser vetores para contaminação de familiares.
Investimentos
“Quero deixar claro, serve para todas as secretarias. Mandei suspender todos os investimentos em curso ou programados para começar, para convergir todo recurso da prefeitura para a saúde. Eu não sei quando vai terminar isso, nem ninguém sabe”, destacou o prefeito sobre os recursos públicos a serem destinados para a saúde. Justificando que não esperávamos uma terceira onda, mas que ela já é realidade. Ele ressalta que os recursos já destinados para obras e ações, devidamente carimbados, serão mantidos.
Guarda Municipal
O prefeito anunciou a nomeação de novos Guardas Municipais, de acordo com ele o município precisa e “nos ajuda”. Portanto, uma novidade para a segurança municipal e para a fiscalização urbana.
Hospital Maternidade Santa Luiza de Marillac
De acordo com o gestor, o Aracati conta hoje com dois hospitais vinculados ao SUS, com baixos recursos e com grandes gastos. Um é o Hospital Municipal Eduardo Dias e o outro é a maternidade Santa Luiza de Marillac, afirmando que são duas equipes, dois espaços e duas despesas. O prefeito afirma que a maternidade não se sustenta e que são três especialidades (ginecologia, obstetrícia e pediatria neonatal), já o HMED atende quatro especialidades e acaba tudo indo para lá.
Bismarck ressalta que hoje falta médico na maternidade, que lá atende privado, mas que não se sustenta. Ele afirma que há muito tempo o HMED faz o trabalho que o Santa Luiza deveria fazer. “Só o deputado Eduardo Bismarck já enviou 3 milhões de reais de 2019 para cá”, ressalta. Ele destaca que tem essa preocupação, e que ameaçaram a Secretaria de Saúde que iriam fechar se não recebessem 50 mil reais a mais.
De acordo com o mandatário, a Prefeitura está fazendo tudo que pode para dar tudo do bom e do melhor para a saúde local. Mas já destaca que vai rever essa questão com a maternidade, pois as pessoas estão sendo prejudicadas. “Nós vamos ter dias melhores, o prefeito está preocupado com isso”, conclui.
Novidade
O prefeito ainda deixou em aberto uma novidade advinda do Governo do Estado, mas que será anunciada em breve pelo Governador Camilo Santana.







Comentários 2