Os Estados Unidos montaram uma verdadeira operação de guerra para evitar ataque terrorista durante a posse do presidente Joe Biden, na próxima quarta-feira (20). Só a capital Washington, D.C. recebeu 25 mil militares da Guarda Nacional, uma força militar da reserva, composta pelos estados dos EUA com membros da ativa ou inativos das forças armadas. Mas as outras 50 capitais também receberam reforço na segurança para garantir a preservação das unidades federais.
O FBI examina tropas da Guarda em DC. Oficiais de defesa norte-americanos estão preocupados com um ataque interno ou outra ameaça de membros envolvidos na segurança do presidente Biden. Segundo a Associated Press, há o receio de que algumas das pessoas designadas para proteger a cidade nos próximos dias possam representar uma ameaça para o novo presidente e outros Vips presentes e, por isso, acompanham de perto o comportamento de todos os integrantes das tropas.
O alerta máximo de terrorismo foi reforçado na sexta-feira (15), quando um homem foi preso com uma arma e mais de 500 cartuchos de munição perto do Capitólio, em Washington. Ele tentava entrar em uma área restrita com credenciais falsas. Os policiais verificaram que o documento não permitia o acesso à área restrita e encontraram o armamento dentro do caminhão dele.
As ruas de Washington estão tomadas de militares com fuzis e metralhadoras e com caminhões impedindo o acesso a alguns locais restritos. A prefeitura da capital orientou que os moradores só saiam de casa em último caso e evitem o perímetro próximo ao Capitólio, onde será a posse do novo presidente, longe dos olhos do público.
Despedida
Enquanto isso, o presidente Donald Trump se prepara para deixar a Casa Branca na manhã desta quarta-feira. A informação é que ele seguirá diretamente para a Flórida, onde tem uma mansão, sem participar da cerimônia de posse de seu sucessor. E assim se encerrará a chamada Era Trump, um período de apenas quatro anos, de janeiro de 2017 a janeiro de 2021, em que o republicano comandou a Casa Branca, como o 45º presidente do país.














