“A parceria do Ceará com a Embratur está garantida”, afirmou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, que cumpriu agenda no estado. Acompanhado da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ele visitou, nesta quinta-feira (18), alguns equipamentos e destinos no Litoral Oeste e região serrana.
O objetivo é que, juntamente com o órgão que é responsável pela comercialização dos destinos brasileiros no exterior, novas ações sejam desenvolvidas e mais turistas estrangeiros conheçam o Ceará.
A agenda começou pelo município de Cruz, onde os gestores estiveram na Praia do Preá. Impulsionado pelos ventos constantes o ano inteiro, o destino atrai muitos turistas interessados na prática de esportes radicais, sendo o kitesurfe o mais famosos deles.
Além do Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, alguns empreendimentos hoteleiros que se instalaram na região também foram apresentados ao presidente da Embratur. Nestes equipamentos, Freixo pode conhecer mais dos diferenciais.
“Temos nessa região uma procura muito grande de turistas internacionais. Mas podemos ir além, por isso tivemos com o presidente da Embratur visitando a região para planejar ações que venham impulsionar os números de visitantes”, ressaltou Yrwana Albuquerque.
Interiorização
Já no período da tarde, os gestores desembarcaram em Ubajara. Cidade da região serrana do estado, no destino os turistas podem desfrutar de um bondinho.
Equipamento gerido pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), ele é responsável pelo aumento em torno 50% nas visitações ao Parque Nacional de Ubajara, onde está localizado.
Após realizar o percurso, que dura em média 3,5 minutos, Freixo e Yrwana visitaram a Gruta. No local, o turista podem admirar as lindas formações.
Ao final da agenda, Marcelo Freixo fez um balanço das visitas. “Hoje foi um dia muito rico, conseguimos ir ao Preá, ver todo o potencial do kitesurfe e da relação do esporte com o turismo de receptivo estrangeiro. Depois visitamos Ubajara, que produz flores, cachaça e tem um bondinho, uma Gruta extraordinária dentro de um parque que é coordenado pelo ICMBio. Fica comprovado que o Ceará não é só sol e praia, e quanto é um lugar muito importante para que a gente possa e trazer cada vez mais turistas estrangeiros. Neste sentido, a parceria com a Embratur está garantida”.
Acompanhado dos dois gestores estavam, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tânia Neres; o secretário executivo do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro; e as secretárias Vilma Freire e Luísa Cela, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Cultura (Secult).