quinta-feira, junho 25, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Referência no combate à fome no Ceará, fábrica do Mais Nutrição recebe visita do ministro Wellington Dias

O programa Mais Nutrição já distribuiu mais de três toneladas de alimentos

26 de maio de 2023
A A
Referência no combate à fome no Ceará, fábrica do Mais Nutrição recebe visita do ministro Wellington Dias

Fotos: Thiago Gaspar

493
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

O governador Elmano de Freitas recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), a visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que conheceu a fábrica do programa Mais Nutrição, localizada na Ceasa de Maracanaú. A tour pela fábrica foi guiado pela titular da SPS, Onélia Santana.

“Nos sentimos muito honrados por essa visita do ministro. Tenho certeza que, com o apoio do governo federal, vamos poder espalhar essa experiência por todo o Brasil. Esse trabalho realizado pelo ex-governador Camilo, e a nossa secretária da Proteção Social, Onélia, é completamente exitoso. Principalmente, porque entrega profissionalismo, alimento saudável, garantia de qualidade, e tudo isso para quem mais precisa, para quem tem fome. Então, isso enche a gente de orgulho”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.

O objetivo da visita foi apresentar ao ministro uma das iniciativas de maior sucesso de combate à fome no Ceará, e que também é referência para outros estados. O Mais Nutrição já foi pauta de encontros entre a secretária da SPS e o ministro, em Brasília.

“Nós temos um problema grave no Brasil, o problema da insegurança alimentar e nutricional. Em palavras bem simples, fome. E, no meio disso, existem estudos atestando que há muito desperdício. Aqui, o programa Mais Nutrição é um exemplo positivo de lidar com os dois problemas: a fome e o desperdício”, pontuou o ministro. “Com quadro técnico e equipamentos adequados, se tem o aproveitamento, e caminhamos para o fim do desperdício. O Ceará é uma referência nessa área, e estou dialogando com gestores de Ceasas pelo país para que tenhamos esses bancos de alimento”, completou.

De acordo com o ministro, muitas empresas e entidades já se mostram interessadas nesse projeto em nível nacional, e diálogos estão sendo realizados. “Estamos propondo uma agenda que tenha participação de governos estaduais, para que possamos ter trocas de experiências e levar esse modelo do Ceará”, ressaltou.

Mais Nutrição

O Mais Nutrição é um programa modelo de captação, processamento e doação de alimentos saudáveis para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

A iniciativa mantém um banco de alimentos “in natura” – frutas e legumes – que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa, por falta de demanda ou condições estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e contêm suas características nutricionais preservadas. Além disso, também produz polpas de frutas e mix de legumes desidratados para a transformação em sopa. Dentre os legumes, estão mandioca, cenoura, batata, abóbora e beterraba.

“Aqui é um programa de combate à fome, mas, além de combate à fome, é um programa de combate ao desperdício. Precisamos, de fato, chegar junto a essas famílias que precisam de alimentação com segurança nutricional. Aqui ofertamos alimentos nutritivos para um bom desenvolvimento infantil. Para a gente, é uma alegria levar essa experiência para o resto do Brasil”, concluiu a secretária Onélia Santana, idealizadora do programa quando ainda era primeira-dama do estado.

Com quase quatro anos, iniciativa tem um impacto direto na vida de cerca de 30 mil cearenses vinculados às 134 entidades beneficentes atendidas pelo Mais Nutrição. Existem duas fábricas do Mais Nutrição no estado, nas Ceasas de Maracanaú e de Barbalha, que funcionam em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). De acordo com o governador, uma nova Fábrica Mais Nutrição será implantada na Ceasa de Tianguá, na região da Ibiapaba, expandindo o alcance do programa.

Mais Infância

Durante a manhã, o ministro também visitou o Complexo Mais Infância – Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. No local, são ofertadas diversas atividades esportivas, culturais e de qualificação profissional.

A visita foi guiada pela secretária Onélia Santana, e também contou com a presença da primeira-dama, Lia de Freitas. No local, o ministro se encantou com os alunos de robótica João Miguel e Jonas, que apresentaram seus projetos.

O robô do Jonas, do modelo humanoide, foi programado para andar sozinho no sentido retangular. O jovem, junto com outro colega, fez da construção até a programação do robô. Já João Miguel produziu, em grande parte sozinho, um robô sensível a gás. O garoto pretende, com esse projeto, concorrer no concurso Ceará Científico e, para além disso, ajudar a salvar vidas.

“Esse robô foi todo feito por mim, cada pecinha dessas. Ele foi construído com sensor que capta gás. Então, ele pode servir para se, por exemplo, bombeiros estiverem combatendo um incêndio, eles saberem qual local tem mais gás e é mais perigoso, pois o robô avisa sonoramente”, explicou João Miguel, orgulhoso.

O ministro conheceu também o coral de idosos, a turma de pequenas bailarinas do Complexo, o time de futsal composto pela garotada e finalizou a visita participando de uma roda de quadrilha junina organizada pelas alunas de zumba.

 
 
 
Fonte: Isabella Campos - Ascom Casa Civil
Etiquetas: cearáMais NutriçãoministrovistaWellington Dias
SendShare197
Anterior

Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu termina hoje

Próximo

Bolsonaro é condenado em segunda instância por ataques a jornalistas

RelacionadoPostagens

EcoAracati é inaugurada em Canoa Quebrada para fortalecimento de ações de sustentabilidade
Cidades

EcoAracati é inaugurada em Canoa Quebrada para fortalecimento de ações de sustentabilidade

25 de junho de 2026
0

Nesta quarta-feira (25), foi inaugurada a Estação EcoAracati – Unidade Canoa Quebrada, um novo espaço voltado para o fortalecimento das...

Veja maisDetails
Após perda de exclusividade, São Benedito anuncia tarifas promocionais no Litoral Leste e Vale do Jaguaribe

Após perda de exclusividade, São Benedito anuncia tarifas promocionais no Litoral Leste e Vale do Jaguaribe

25 de junho de 2026
Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

25 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Hisense viraliza com nota bem-humorada após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

Hisense viraliza com nota bem-humorada após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

25 de junho de 2026
Governador Elmano anuncia mudança no expediente estadual para jogo do Brasil na segunda-feira (29)

Governador Elmano anuncia mudança no expediente estadual para jogo do Brasil na segunda-feira (29)

25 de junho de 2026
Elmano envia mensagem à Alece para criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro

Elmano envia mensagem à Alece para criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro

25 de junho de 2026
EcoAracati é inaugurada em Canoa Quebrada para fortalecimento de ações de sustentabilidade

EcoAracati é inaugurada em Canoa Quebrada para fortalecimento de ações de sustentabilidade

25 de junho de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020