Um novo estudo publicado em junho de 2025 na revista Nature Geoscience por cientistas da Universidade de Southampton, Reino Unido, descreve o surgimento de um novo oceano na África.
O estudo, liderado pela geocientista Emma Watts, revela que a zona de Afar, na Etiópia, está sendo rasgada por pulsos rítmicos de rocha derretida (pluma do manto) que sobem das profundezas da Terra. Derek Keir, coautor do estudo e professor da Universidade de Southampton e da Universidade de Florença, ressalta que essa pesquisa tem “implicações profundas” para a compreensão de como o interior da Terra impulsiona mudanças na superfície.
Principais pontos da pesquisa:
* Zona de Afar: A região de Afar, na Etiópia, é um ponto geológico estratégico onde três placas tectônicas se encontram: a arábica, a africana (Núbia) e a somaliana.
* Pluma do manto: A pluma do manto que pulsa sob Afar empurra as placas tectônicas para longe umas das outras, um processo conhecido como rift.
* Fenda de 2005: Um evento em 2005, com 420 terremotos e a abertura de uma fenda de 60 km na Etiópia, é uma evidência crucial desse processo.
* Tempo de formação: A formação completa do novo oceano levará milhões de anos, mas a pesquisa mostra que o processo está em andamento. Algo semelhante ao ocorrido para a formação do até então mapa mundial com seus continentes e oceanos.






