O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE campus de Aracati esteve presente no Salão do Turismo 2026, com a promoção da mesa-redonda Rotas turísticas em LIBRAS como produto de inclusão e acessibilidade para a comunidade surda do Aracati-CE. A atividade foi realizada no último sábado (9), no Centro de Convenções, em Fortaleza, contando com a participação das professoras Elsine Carneiro Falcão e Áfia Suely Santos da Silva de Almeida, da intérprete de Libras Tânia Santos e dos alunos Kaylanne da Silveira Maia e Albercílio Silvano dos Santos.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Aracati a Pé Acessível, cujo objetivo norteador é propor o acesso cultural inclusivo e acessível, em espaços de patrimônio público urbano através de uma experiência de um city tour cultural feito a pé (tour guiado em libras), a ser ofertado à comunidade surda e de ouvintes, tendo por atrativo as paisagens culturais urbanas do município de Aracati-CE.
O projeto objetiva também promover a educação ambiental às comunidades surdas através do guiamento turístico na língua de sinais em ambientes de valor histórico e patrimonial; inventariar e nomear signos relacionados a historicidade das paisagens culturais que se configuram como atrativos turísticos no setor da hospitalidade e do turismo para facilitar a compreensão da história através do uso da libras; e ratificar o direito previsto em Lei às pessoas com necessidades especiais, relacionado ao uso fruto da recreação e lazer de forma igualitária nos espaços públicos.














