Nesta quarta-feira (2), o secretário de segurança do município de Aracati, Cel. Werisleik Mathias, enviou ao Sistema Sinal de Comunicação um áudio de esclarecimento diante de um fato que aconteceu na noite de ontem (1°), em Canoa Quebrada, onde foi alegado que quatro indivíduos pertencentes a uma facção teriam dado ordem de fechamento de comércio.
Confira o pronunciamento na íntegra:
Nós queremos deixar claro à população do Aracati que nós não aceitaremos isso, que nós estamos investigando tudo o que envolve essa ocorrência, inclusive com o apoio incondicional da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará. Para tanto, a Polícia Militar se fez presente de forma imediata com o BPTU, com o RAIO, com o POG. A Guarda Municipal também se fez presente. Nós não temos em Aracati nenhuma potencialidade criminosa que faça com que esses salvos chamados assim venham a imperar.
Muito pelo contrário, nós temos uma polícia eficaz que combate e iremos redobrar esse combate e elucidar de onde partiu essa ordem – é o principal vetor. Quem são os envolvidos e, consequentemente, trazê-los a responsabilidade da Justiça. Então, a polícia não dormita nesse fato, irá atuar de uma forma mais agressiva possível no sentido de presença, no sentido de investigação e traremos os responsáveis ao conhecimento público.
Então, fica aqui o alerta, fica a certeza diante da população que nós não nos curvaremos a nenhum criminoso e fica também o alerta àqueles que, diante do momento, querem criar situações que não existem, porque tão grave quanto uma ação é uma omissão e tão grave quanto aquela ação mais violenta tem aquela ação silenciosa que não deixa de ser tão grave quanto a ação violenta, porque causar clamor público é um crime sem precedentes. Então, fica aqui o alerta e fica o compromisso, o nosso compromisso, o compromisso do município, da administração municipal para com a população do Aracati de que nós estaremos atentos e não nos curvaremos, nem permitiremos que a população seja feita de refém de quem quer que seja.