Sinal News
  • Login
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Rádio Sinal
    • Quem Somos
No Result
View All Result
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Rádio Sinal
    • Quem Somos
No Result
View All Result
Sinal News
No Result
View All Result

Secretários de Fazenda cobram liberação de recursos por Pazuello para lidar com a 2ª onda da Covid-19

Os secretários afirmam que é necessário investimento "na rede de frio, testagem e transporte, assim como mobilização de recursos humanos e materiais para garantir adequada estruturação dos hospitais"

18 de fevereiro de 2021
em Economia
0
Lewandowski pede gastos com cloroquina e autoriza acesso a e-mail em investigação contra Pazuello

Eduardo Pazuello (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

Em carta endereçada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, secretários estaduais de Fazenda dizem que a redução de custeio de leitos pelo governo federal aflige os estados e pedem a liberação de mais recursos para enfrentar a segunda onda da pandemia da Covid-19.

O documento do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz) é assinado por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, que solicitam a liberação de mais recursos.

“Durante a primeira onda foi possível mobilizar estruturas existentes para atender a demanda da pandemia. A partir da segunda onda, essa estratégia não é viável, posto que condições preexistentes voltaram a crescer e coexistem com uma quádrupla carga de doenças: Covid-19, causas externas, doenças crônicas degenerativas e outras doenças infectocontagiosas e metabólicas/nutricionais conhecidas”, diz o texto.

Os secretários afirmam que é necessário investimento “na rede de frio, testagem e transporte, assim como mobilização de recursos humanos e materiais para garantir adequada estruturação dos hospitais”.

“Leitos não são uma estrutura que se mobiliza e desmobiliza em semanas. As ampliações envolvem contratos de médio prazo, programação de suprimentos, revisão de perfis de unidades hospitalares. Toda a mobilização não é viável às expensas exclusivas de recursos próprios, mediante a expectativa de faturamento do leito”, continua o documento.

Nesta quarta-feira (17), como mostrou o Painel, a falta de clareza de Pazuello ao ser questionado sobre o problema da falta de leitos de UTI incomodou os governadores durante reunião.

Em carta, na mesma linha argumentativa dos governadores, os secretários de Fazenda destacam que os estados “não são prestadores de serviços do SUS, são gestores do Sistema [Único de Saúde], assim sendo, necessitam de programação financeira e autonomia para decidir seus investimentos e contratos”.

No mesmo encontro com governadores, Pazuello introduziu a possibilidade de adotar um novo modelo de financiamento, pós-pago, mas não deu detalhes.

O ministro disse que a pasta quer pagar apenas por leitos utilizados, mas enfrentou protestos dos governadores, que disseram que enfermeiros e médicos são pagos pela jornada de trabalho, não pela produtividade. Ou seja, existe um custo fixo dos leitos, que não deriva exclusivamente do uso deles.

Os secretários de Fazenda também abordaram o tema na carta, e pediram que o governo federal “mantenha o mecanismo já consolidado no SUS de habilitação e custeio fixo dos leitos de UTI-Covid”.

 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Folhapress
Via: FÁBIO ZANINI
Tags: CovidliberaçãopazuellorecursosSecretários de Fazendasegunda onda de Covid
Postagem Anterior

Câmara marca para esta sexta-feira votação para decidir se solta ou mantém prisão de Silveira

Próximo Post

Brasil supera 10 milhões de casos de Covid em dia de 5º maior número de mortes em 24 horas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Em solo cearense, Bolsonaro desfila em carro lotado e sem máscara em Tianguá

Em solo cearense, Bolsonaro desfila em carro lotado e sem máscara em Tianguá

26 de fevereiro de 2021
Governo do Ceará entrega 20 leitos de UTI ao Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

Governo do Ceará entrega 20 leitos de UTI ao Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

26 de fevereiro de 2021
Capacete Elmo beneficia pacientes de hospitais estaduais do interior cearense

Capacete Elmo beneficia pacientes de hospitais estaduais do interior cearense

26 de fevereiro de 2021

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se
Sinal News

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Esporte
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Fique por dentro das notícias com a nossa Newsletter

No Result
View All Result
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Rádio Sinal
    • Quem Somos

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020

Olá!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Vamos...

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Vamos...