Um surto de verminose com sintomas de diarreia e anemia em ovinos e caprinos na região dos Inhamuns tem causado a morte desses animais. Criadores da região relatam perdas superiores a 30% de seus rebanhos.
Preocupado com esse problema sanitário que começou em maio deste ano, e que, atualmente tem causado a morte de até dois animais por dia, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT) solicitou medidas urgentes do Ministério da Agricultura e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos, em Sobral, na região Norte do Estado.
O parlamentar destaca a importância desses animais para o abastecimento da economia local e pediu providencias para que isso não ocorra mais. A Embrapa Caprinos e Ovinos já está apurando as causas das mortes.
Segundo Marcos Bonfim, responsável pela Embrapa em Sobral, ficou claro que se trata de um surto de verminose, que é uma doença relativamente comum em caprinos e ovinos e que infelizmente é fatal. Baseado na solicitação do deputado, foi organizado uma capacitação com os produtores da região remotamente.
O principal objetivo agora é que haja o monitoramento desses rebanhos, isso porque hoje em Tauá não existe nenhum laboratório que possa fazer uma análise das fezes dos animais para identificar o crescimento desse surto de verminose, e que a Embrapa consiga prever o aumento desta infestação e combater um possível surto.
Ainda segundo Bonfim, foi realizado um pleito com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que esta pleiteado com a bancada do Ceará como emenda de bancada, para que possa ser estruturado um laboratório simples na região em parceria com o Instituto Federal de Tauá, para que os diagnósticos possam ser feitos.