A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, representou o governador Elmano de Freitas na abertura do Siará Tech Summit 2024, nesta quarta-feira (23), no Centro de Eventos, em Fortaleza. O evento é considerado um dos maiores do estado e é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SebraeCE).
Na oportunidade, a titular da Secitece recebeu o “Troféu Sebrae – Inovação e Desenvolvimento” em nome do chefe do executivo estadual. A comenda é um reconhecimento às ações do Governo do Ceará que confirmam o compromisso com o avanço tecnológico, a exemplo da recente sanção, pelo governador Elmano de Freitas, da Lei que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no estado.
Em seu discurso, Sandra Monteiro destacou o empenho do governo estadual na construção de uma ambiência favorável ao desenvolvimento do setor. “Estamos vivendo um momento extraordinário de transformação digital. Temos trabalhado incansavelmente para movimentar essa economia, baseada em inovação, sustentabilidade e tecnologia. (…) O Governo do Ceará está investindo fortemente em programas que incentivam o empreendedorismo e a inovação, como o InovaFIT, fundo operado pela Funcap que destina milhões em crédito para facilitar a inovação em diversos setores. Um dos objetivos é aumentar nosso PIB e indicadores como a empregabilidade até 2030”.
Ceará: polo tecnológico
A titular da Secitece reforçou a posição do Ceará como polo de desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas estratégicas da CT&I, como Energias Renováveis, Tecnologia da informação e comunicação (TIC) e saúde.
“Ademais, o estado conta, atualmente, com mais de 600 mil empresas ativas, muitas delas cada vez mais conectadas ao mundo das startups”, disse Sandra, destacando o programa “Empresa Mais Simples”, da Junta Comercial do Ceará, que facilita a formalização de empresas e utiliza tecnologia para aprimorar os demais serviços. “Empresas de base tecnológica também contam com benefícios por meio de leis e decretos estaduais”, completou.
Parceria com governo federal
Ainda em seu discurso, a secretária frisou a importante parceria entre governos estadual e federal, essencial para a implementação de programas estratégicos, inclusive na educação profissional e superior.
“Temos grande potencial para o desenvolvimento de cursos de qualificação nos setores de tecnologia e inovação. Por isso, temos investido na educação, por meio da criação de escolas e da expansão das universidades, além de atração de uma sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para o nosso estado”.
A secretária da Secitece também pontuou a importância de ações como o Siará Tech Summit. “O Ceará está se firmando como polo de inovação e eventos como esse são fundamentais para consolidar nossa trajetória e garantir que o estado continue a liderar um caminho no Nordeste e no País”.
Participaram da abertura o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Cid Alves; o diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão; o presidente da Funcap, Raimundo Costa; entre outras autoridades.
Estande do Governo do Ceará
A Secitece participa da programação do Siará Tech Summit 2024, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no estande no Governo do Ceará. No local, os visitantes podem conhecer os programas, oportunidades e demais ações realizadas, a exemplo dos programas Corredores Digitais e CriarCE. Além disso, durante os dias de evento, será lançado o Ceará Awards, premiação anual que celebra os maiores destaques do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Ceará.
Sobre o evento
Em sua terceira edição, o Siará Tech Summit 2024 espera reunir mais de 300 startups e 15 mil participantes, superando os números de 2023. O evento oferece uma ampla programação com rodadas de negócios, feira de startups, hackathon e palestras focadas em tecnologia e criatividade, conectando empresas, investidores e o público. A programação vai até sexta (25), das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita mediante inscrição pelo site (https://stssebrae.com.br/).