A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu um passo histórico no caminho da consolidação da interiorização do ensino superior ao ter aprovado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o primeiro doutorado em Educação no interior do estado. A iniciativa pioneira e inédita em qualquer outra universidade cearense, será ofertada de forma intercampi, abrangendo duas unidades da Uece: a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte, e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá.
A Capes aprovou a Avaliação de Proposta de Curso Novo (APCN), autorizando o doutorado em Educação com a área de concentração em “Educação, Escola e Movimentos Sociais”. O curso será estruturado em três linhas de pesquisa inovadoras: Escola, Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Culturais; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Movimentos Sociais, Educação Popular e do Campo, Práticas Discursivas e Diversidade e Trabalho, História e Políticas Educacionais.
Regiões beneficiadas
A coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie), que agora passará a se chamar Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino (PPGEM), professora Sandra Gadelha, informa que o curso “será sediado na Fafidam, mas funcionará de maneira integrada com a Feclesc, beneficiando tanto a região do Vale do Jaguaribe quanto a do Sertão Central. Isso marca a interiorização do doutorado no Ceará, uma realização de grande relevância, permitindo que muitos professores da educação básica, jovens que concluíram sua graduação e outros interessados possam dar continuidade à sua formação na pós-graduação em stricto sensu em uma região mais próxima de onde residem”, comemora.
Até o momento, nenhuma outra universidade do estado havia levado um curso de doutorado às cidades do interior. A oferta desse curso avançado atenderá à crescente demanda de professores da educação básica e jovens que desejam dar continuidade à sua formação acadêmica, mas que enfrentam dificuldades de deslocamento para centros urbanos maiores, como Fortaleza. O novo doutorado da Uece tem previsão de divulgação do edital já no primeiro semestre de 2025 e surge como um marco que rompe com essa barreira geográfica, levando conhecimento e desenvolvimento diretamente ao semiárido cearense.
Comunidade interiorana
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “essa é uma grande alegria para toda a Uece, mas principalmente para a comunidade interiorana. A Universidade já atua de forma muito consolidada na oferta de cursos de graduação e de especialização no interior do estado; conseguimos também instalar alguns cursos de mestrado. Com o novo doutorado, o primeiro no interior cearense, a população interiorana tem a oportunidade de se qualificar de forma verticalizada, ampliando o acesso à pós-graduação stricto sensu e possibilitando a formação de novos doutores para o Ceará. A qualidade e a maturidade acadêmico-científica da pós-graduação da Uece chegam ao interior. Estamos em festa por essa conquista que é da Uece, mas também de todo o Ceará”.
Essa iniciativa não apenas facilita o acesso à educação de alta qualidade, mas também fortalece a formação de profissionais da região, ampliando o impacto da Uece em todo o estado e promovendo a descentralização do ensino superior no Brasil.
A Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues, também comemora a conquista: “A aprovação do Doutorado intercampi no interior do estado do Ceará revela quão amadurecida e consolidada encontra-se o ensino de Pós-Graduação da Uece, denotando também o importante papel e responsabilidade que a Uece tem para com o povo cearense. Paralelamente com internacionalizar, interiorizar, atualmente tem sido uma premissa do Programa de Pós-Graduação da Capes e a Uece já vem cumprindo esse papel há mais de 10 anos quando os mesmos campi, Fafidam e Feclesc iniciaram o seu primeiro Mestrado Acadêmico no interior do estado (Limoeiro do Norte e Quixadá, respectivamente). Portanto, a aprovação e implantação do Doutorado em Educação, vem para completar e complementar o mais alto nível de ensino que é a Pós-graduação, oferecendo oportunidades aos profissionais da Educação que atuam em regiões fora/distante da capital ou grande centro”, finaliza.
Sobre a trajetória do Maie
O Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação E Ensino (Maie) funciona nos campi da Uece em Limoeiro do Norte e em Quixadá desde 2012 e apresenta como área de concentração Educação, Escola e Movimentos Sociais, constituído por duas linhas de pesquisa: 1. Educação, Escola, Ensino e Formação Docente e 2. Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Com caráter interdisciplinar, interdepartamental, interinstitucional e intercampi, é pautado na integração de dois campi voltados à formação de professores, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) e a Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), localizadas no interior do Ceará, respectivamente, nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixadá. Os cursos de graduação das duas Faculdades são essencialmente de Licenciaturas Plenas, tendo o ensino como eixo norteador da formação dos pesquisadores envolvidos nas atividades do Programa.
O mestrado tem como objetivo formar professores pesquisadores capazes de compreender o fenômeno educativo dentro e fora da escola no contexto da totalidade social, relacionado às realidades regionais do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central no estado do Ceará, com a finalidade de intervir criticamente na práxis educativa cotidiana mediada pela relação dialética entre educação, escola e sociedade.