Em 26 de outubro de 2017, a cidade de Aracati recebia o que hoje é um dos maiores e melhores equipamentos de saúde do Litoral Leste, a Unidade de Pronto Atendimento Francisco Xavier Fernandes Maia, erguida no bairro Tabajara e com capacidade de atendimento para população superior a de Aracati.
Naquela ocasião, o governador Camilo Santana inaugurava a 32ª unidade. Mas a abertura da UPA de Aracati não foi algo tão simples, a obra ficou obsoleta por anos esperando aval da gestão pública municipal para sua abertura. Ao contrário do que geralmente acontece com obras públicas, o equipamento ficou pronto e passou a não ser utilizado, na época a TV Sinal ouviu a população e passou a exigir da administração o funcionamento da unidade.
Foi então que há exatos três anos, em um evento marcado por presenças ilustres de todo o estado, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Aracati foi entregue a população, gerando uma enorme satisfação nas pessoas em relação ao uso das verbas públicas. Ali, finalmente, todos puderam perceber a grandeza de um equipamento moderno, equipado e adequado, que traria qualidade de vida aos aracatienses e todos os cidadãos dos municípios vizinhos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estrutura é composta por nove leitos, sala para exames por imagem, espaço para medicação adulta e pediátrica, ambiente próprio para a realização de eletrocardiogramas, uma sala de observação para pacientes leves e outra denominada como sala vermelha, que atende urgências e emergências 24 horas por dia.
Não é difícil compreender a relevância da UPA de Aracati para a região, os dados falam por si sós. Em 2019, segundo balanço da SMS, foram realizadas 55.333 consultas médicas e 57.425 consultas de enfermagem na unidade. Eletrocardiogramas e exames de imagem e laboratoriais totalizam 15.562 durante o último ano.
A UPA 24h pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para Acidente Vascular Cerebral – AVC e Infarto Agudo do Miocárdio, entre outros agravos.
Antes da abertura da inauguração, Aracati contava somente com o Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias (HMED) para o recebimento de demandas de urgência e emergência. A unidade trouxe mais agilidade e segurança na recuperação de populares com problemas de saúde. Segundo as estatísticas, 97% dos casos, em média, são solucionados na própria unidade em cidades que contam com a UPA.
Nesta semana em que se comemora os 178 anos de emancipação política do município, o aniversário da UPA é destaque de relevância como mais um espaço público a ser comemorado.