A 1ª Feira Aracati Geek Fest surge como evento de retorno das atividades culturais da cena pop de Aracati, isso, claro, com todos os devidos cuidados e precauções, levando em consideração o cenário de pandemia pelo qual estamos passando.
O evento acontece sugestivamente no dia 31 de outubro, Dia do Saci no Brasil e também Hallowen (Dia das Bruxas). Será realizado na “Casa Para O Saber”, na Rua Cel. Alexanzito, Nº 1152, ao lado dos Correios, das 15h às 19h, com entrada franca, controlada e com uso de máscara de proteção.
“O Aracati Geek Fest aconteceu em 2019 e foi o maior evento para fãs de cultura pop da região do Baixo Jaguaribe e Litoral Leste. Em tempos de pandemia e pensando com cuidado com a volta a atividades sociais, criamos uma proposta de um evento pequeno e voltado mais para as artes, a Feira AGF”, explica Francisco Portela, um dos responsáveis pelo evento.
A 1ª Feira AGF será um espaço com diversos artistas de desenho, ilustração e artesãos expondo suas obras e também comercializando, “além de termos um estande com venda de livros/quadrinhos relacionados a cultura pop mundial. Os desenhos expostos são de diversos personagens da cultura pop mundial, mas também existem os artistas que gostam de fazer desenhos realistas de pessoas. Muitos dos ilustradores que participarão, são profissionais e vivem exclusivamente de sua arte com alguns exportando para o mundo todo e comercializando suas obras em dólar”, acrescentou Portela. Ele ainda destaca que todos são bem vindos e que vão haver sorteios para quem participar comprando alguma obra e ajudando os artistas da região.
Para o desenhista, morador do Cajueiro, Mark Ed, “o evento é a oportunidade para as pessoas conhecerem várias artes e os diversos desenhistas talentosos do Aracati.” No quesito esculturas, ainda terão peças de biscuit em homenagem a diversos temas e personagens e o papercraft, que são objetos construídos a partir de papel e é uma arte em expansão na cidade.
As orientações quanto às medidas sanitárias foram passadas pela Prefeitura Municipal por meio do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente do Aracati (Iquama). As recomendações são: manter a distância, usar máscara, ter álcool em fácil acesso e o cuidado no manuseio dos produtos.