A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, um dos maiores eventos literários do Norte e Nordeste, segue encantando o público no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Iniciada na última sexta-feira (4), a Bienal vai até o próximo domingo (13), com entrada totalmente gratuita.
Com o tema “Emancipação: mulheres, lutas e literatura”, o evento reúne nomes importantes da literatura nacional e internacional, além de promover atividades para todas as idades, incluindo rodas de conversa, lançamentos de livros, espetáculos, contação de histórias, oficinas e apresentações musicais.
A edição deste ano destaca o protagonismo feminino na literatura e nas artes, reunindo autoras, artistas e pensadoras em uma programação diversa e inclusiva. O espaço da Bienal também conta com 188 estandes, entre editoras, livrarias, distribuidoras e instituições culturais.
Nesta terça-feira (8), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizou atividades voltadas à comunidade escolar, como aulões preparatórios, saraus e contações de histórias, envolvendo estudantes da rede pública de ensino.
Nos próximos dias, a Bienal trará ainda debates sobre cultura alimentar, literatura indígena, questões sociais e ambientais, além de ações voltadas para o público infantil e juvenil. A Arena Bece, um dos espaços mais movimentados do evento, continua com programação dedicada à valorização da cultura indígena, com rodas de conversa e apresentações artísticas.
Além da literatura, a Bienal também celebra a cultura cearense com uma ampla programação gastronômica, incluindo aula-show e rodas de conversa sobre saberes e sabores locais.
A programação completa da XV Bienal do Livro do Ceará está disponível no site oficial do Governo do Estado do Ceará.