A trama complexa requer habilidade, firmeza e delicadeza para formar caminhos que mais parecem labirintos, mas que, ao final, dão origem a peças únicas de artesanato que decoram ambientes e vestem pessoas com uma moda atemporal. Assim é a renda “labirinto”, uma das tipologias contempladas pelo curso “Artesã em bordado à mão”, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres Mil. Entre os municípios cearenses contemplados com a qualificação profissional nesse tipo de renda, estão Aracati, Fortim e Icapuí, que receberam, no último dia 24 de junho, a visita do coordenador adjunto do Pronatec/Funece, o professor Nelson Arruda.
“A coordenação do Pronatec/Funece está visitando todas as turmas do curso ‘Artesã em bordado à mão’. Esses momentos são importantes para verificarmos o andamento das aulas, conversarmos com as artesãs e reforçarmos para elas a importância da qualificação profissional que está sendo ofertada pela Uece por meio do Mulheres Mil. Além de aprenderem sobre design, as artesãs também estão aprendendo sobre temas como gestão de negócios, marketing e acesso ao crédito. A ideia é que todas concluam a formação com condições para alavancarem seus empreendimentos e, assim, melhorarem a qualidade de vida”, afirma o professor Nelson Arruda, acrescentando que todas as aulas serão certificadas pela Uece após a conclusão do curso.
A turma de Aracati é formada por 40 rendeiras que têm aula da tipologia labirinto no horário das 13h às 17h, na Biblioteca Monsenhor Bruno. O curso tem como coordenadora local a professora Rafaela Costa .
Em Fortim, 40 mulheres aperfeiçoam e aprendem novos pontos da renda labirinto. As aulas ocorrem das 17h às 21h, na sede da Associação dos Moradores de Maceió. O coordenador local do curso é o professor Diego Rocha.
Já em Icapuí, onde também é ofertada a tipologia labirinto, o curso está ocorrendo na Casa de Cultura Cores da Vida. A professora Maria Ester Mazza de Souza é a coordenadora local do curso, que contempla 40 artesãs do município, onde as aulas ocorrem das 13h às 17h.
Saiba mais
O curso artesã em bordado à mão está sendo ofertado pela Uece em 12 municípios cearenses: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi.
Com uma carga horária de 160 horas/aula, o curso “Artesã em bordado à mão” possui duas especialidades em renda: bilro e labirinto, de acordo com a vocação de cada município.
O curso Artesã em bordado à mão conta ainda com o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria da Proteção Social e do Grupo Mulheres do Brasil.