O Aracati é de uma cultura tão plural, que reflete em seu povo a importância gerada pela diversidade e busca diariamente ofertar oportunidades dentro de uma igualdade, fazendo da cidade um lugar único.
O exemplo “de Aracati” versus o “do Aracati” – enraizados, numa até certa discussão linguística popular – traduz de forma igual o significado da terra que recebe e espalha os seus bons ventos e seus talentos.
E, do Litoral Leste ao Vale Jaguaribe cearense, ou por muitos lugares do Brasil, existe “A Hora de Aracati”, que traduz, por meio do significado do seu nome indígena, aquilo que chegará e espalhará bons ventos na região.
Assim, do nosso nome, aos aspectos geográficos, e tudo que construímos em nossa história, faz de Aracati o exemplo de possuir e levar boas e refrescantes notícias. Das oportunidades de empreender, trabalhar, aprender ou mesmo, possibilidades que vão com o frescor de poder realizar ou praticar esportes – dos aquáticos no mar aos que necessitam equipamentos, das atividades com amigos ou lazer com familiares.
Então, Aracati, no significado são os bons ventos, mas sinônimos são infinitos.
Relembremos e nunca esqueçamos quem verdadeiramente somos.
Digamos, sempre: um viva à nossa terra; um parabéns à nossa gente, e celebremos: o momento em que vivemos.
Da nossa importante história passada e contribuição à construção do Ceará, ao presente próspero, que, assim como seu nome, se abre uma pluralidade de opções e oportunidades!