O maior protagonista de Bahia 2 x 3 Defensa y Justicia (ARG) na noite desta quarta (9) foi o VAR, que marcou presença em três gols e mais três lances de pênalti. Último time brasileiro vivo na Copa Sul-Americana, o Bahia lutou muito em um jogo caótico, mas saiu da Fonte Nova em desvantagem.
Braian Romero (2) e Enzo fizeram os gols do time argentino, enquanto Gilberto e Matheus Bahia marcaram para o Bahia. O centroavante tricolor também perdeu uma cobrança de pênalti.
Agora o Bahia precisa vencer na Argentina para ter chances de avançar às semifinais da Sul-Americana. Uma vitória por dois gols de diferença garante a vaga no tempo normal, e até um triunfo por apenas um gol pode servir, desde que o Bahia faça pelo menos quatro gols. A volta pela Copa Sul-Americana é na quarta-feira que vem (16), às 19h15 (de Brasília). Antes disso o Bahia visita o Palmeiras no Allianz Parque, às 19 horas deste sábado (12), pelo Campeonato Brasileiro.
O JOGO
No primeiro tempo, o árbitro Guillermo Guerrero precisou de nada menos do que cinco revisões do VAR para confirmar ou reverter lances do campo. Uma para validar um gol; outra para anular um gol; uma terceira para anular um pênalti; e mais duas para marcar dois pênaltis. Não à toa a etapa teve 14 minutos de acréscimo (mas dois a menos do que o total do tempo parado).
Destes cinco lances, o árbitro só não precisou ir à televisão na beira do campo no primeiro, quando Braian Romero abriu o placar para os argentinos -o VAR confirmou a legalidade do gol. Daí em diante, porém, houve um show de interrupções e insegurança da arbitragem.
O vídeo viu impedimento questionável em um gol de Gilberto; marcou pênalti cometido por Anderson Martins; cancelou um pênalti marcado para o Bahia por mão na bola, mas na sequência apontou dois pênaltis pelo mesmo motivo, que não tinham sido marcados em campo -uma espécie de replay ao contrário, duas vezes. No fim de tudo isso, o Defensa y Justicia vencia por 2 a 1 no intervalo, porque Gilberto converteu o primeiro pênalti mas isolou o segundo.
O segundo tempo teve mais futebol e menos VAR. O Bahia voltou com ótimas intenções, mas lento e correndo riscos. Em contra-ataque, o Defensa y Justicia encontrou a zaga tricolor desarrumada e fez o terceiro com Enzo. Insistente, o Tricolor de Aço ainda diminuiu com Matheus Bahia para aumentar as esperanças de classificação.
Folhapress