A criança nasceu no Hospital Universitário San Jorge de Huesca, na Espanha, na última sexta-feira (23). O exame, que foi requisitado pela própria família, após desconfiarem que a criança possuía a doença, pois a mãe estava com a doença. O teste sorológico revelou a presença de anticorpos contra a Covid-19.
Como recém-nascidos não são capazes de produzir sozinhos imunidade contra o coronavírus, os médicos responsáveis acreditam que os anticorpos foram passados pela placenta da mãe, na chamada transmissão vertical.
Em suma, a mulher deu entrada no hospital e testou positivo para o vírus. Após o parto, o bebê foi testado e o resultado também foi positivo. Mas, 48 horas depois, os médicos refizeram o exame e receberam o resultado negativo. No teste sorológico foram identificados os anticorpos na criança.
“A criança ter nascido com anticorpos contra doença é um fato muito anormal e deixou todos nós surpresos”, afirmou o porta-voz do hospital espanhol. O caso é raro e será estudado pelos cientistas.