domingo, maio 31, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Brasil investiga oito casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças

Crianças e adolescentes com 16 anos ou menos são os principais afetados

7 de maio de 2022
A A
Brasil investiga oito casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças

Ilustração/Pixabay

492
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Na manhã desta sexta (6), o Ministério da Saúde havia divulgado quatro ocorrências no Rio de Janeiro e três no Paraná. No entanto, a Secretaria da Saúde paranaense informou que já descartou um dos casos e prossegue com a investigação de outros dois. Os pacientes são dois meninos de 8 e 12 anos.

À tarde, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou uma nota confirmando haver seis casos suspeitos investigados no estado: três moradores do município do Rio de Janeiro (uma criança de 4 anos, uma de 8 anos e um bebê de 2 meses), um de Niterói (criança de 3 anos) e um de Araruama (criança de 2 anos). Um bebê de 8 meses, morador de Maricá, morreu e a investigação segue em andamento para determinar se ele foi vítima da hepatite desconhecida.

A hepatite está entre as doenças de notificação compulsória no Brasil, de maneira que os profissionais da saúde devem registrar todas as ocorrências e casos suspeitos.

“Estamos acompanhando a evolução da doença no mundo e monitorando junto às vigilâncias municipais os registros de casos suspeitos no estado. O alerta é justamente para que esses pacientes possam ser acompanhados e monitorados de forma correta”, afirmou o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.

“É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas das crianças. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas”, ressaltou o secretário.

Até o dia 3 de maio, cerca de 230 casos da hepatite desconhecida já foram registrados em todo o mundo, segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Crianças e adolescentes com 16 anos ou menos são os principais afetados.

A morte de ao menos quatro crianças é atribuída à doença -três delas ocorreram em abril, na Indonésia.

Segundo a OMS, apenas 10% dos casos confirmados evoluíram para a inflamação do fígado, provocando a necessidade do transplante do órgão. As crianças que precisaram passar pelo procedimento se recuperaram bem.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Os vírus conhecidos que causam a hepatite são A, B, C, D e E. E ainda há a hepatite autoimune, em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca o fígado.

A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum. Tanto que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença.

Na quarta (4), a Argentina confirmou o primeiro caso da América Latina. Uma criança de oito anos foi diagnosticada com a hepatite na cidade de Rosário, a cerca de 300 km de Buenos Aires, segundo informações do Ministério da Saúde.

Os primeiros casos a serem informados à OMS foram registrados na Escócia, no Reino Unido. Foram notificados dez casos de crianças com idade inferior a dez anos no dia 5 de abril. Dois dias mais tarde, o número de casos no Reino Unido saltou para 74, chegando a 114 no dia 25 de abril.

Nos dias que se seguiram, novos casos foram registrados na Dinamarca, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Noruega, Romênia, Bélgica, França, Israel e Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, de acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), foram registrados nove casos entre outubro e fevereiro. Três deles desenvolveram insuficiência hepática e dois precisaram de transplante de fígado.

POSSÍVEIS CAUSAS

Depois do aparecimento dos primeiros casos nos Estados Unidos, as autoridades de saúde do país chegaram a relacionar a doença misteriosa ao adenovírus 41, um tipo de vírus comum de resfriados, que provoca problemas respiratórios, conjuntivite ou problemas digestivos em crianças. A maioria das pessoas é infectada antes dos cinco anos de idade.

No entanto, essa hipótese foi descartada logo que as investigações demonstraram que nem todas as crianças doentes tinham sido infectadas pelo vírus. Segundo a OMS, de 169 casos incluídos em um relatório recente, pelo menos 74 tiveram infecção por adenovírus, sendo apenas 18 pelo adenovírus 41.

Outra suspeita que foi descartada, pelo menos como causa principal da hepatite, é a Covid-19. O mesmo relatório da OMS apontou que apenas 20 dos 169 pacientes identificados testaram positivo para coronavírus. Nem mesmo a vacina contra a Covid pode ser considerada, uma vez que a maior parte das crianças não chegou a receber o imunizante.

Na verdade, a falta de informações é o principal obstáculo para a identificação do causador da doença. Segundo João Prats, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, qualquer fator pode desencadear uma nova doença.

“A síndrome de Reye, por exemplo, acontece depois de uma gripe ou catapora e provoca hepatite e encefalite. Mas ela só ocorre quando o paciente toma aspirina. Não é a influenza nem a varicela, mas é a influenza ou a varicela mais a aspirina que provoca a síndrome. Às vezes é uma soma de fatores, por isso que dificulta um pouco o entendimento”, explica Prats.

Ele também destaca que os exames médicos dos casos confirmados serão de primordial importância para a identificação do fator causador.

“O importante agora é que os casos sejam identificados para que o laboratório faça coisas diferentes no exame de sangue, pesquisar vários tipos diferentes de vírus. É um alerta para investigar direito esses casos”, diz o médico, citando uma máxima da medicina. “Quem descobre a próxima epidemia é o cara que está na porta do pronto socorro e não o técnico do CDC.”

 
 
 
Fonte: Folhapress
Etiquetas: brasilcasos suspeitoscriançashepatiteinvestigação
SendShare197
Anterior

Explosão em hotel de luxo em Cuba deixa ao menos 18 mortos e 64 feridos

Próximo

Gasolina sobe pela quarta semana e atinge novo recorde

RelacionadoPostagens

Hospitais universitários realizam 42 mil atendimentos em mutirão
Saúde

Hospitais universitários realizam 42 mil atendimentos em mutirão

30 de maio de 2026
0

Hospitais universitários de todo o país realizam neste sábado (30) um mutirão de atendimento voltado à população idosa. A previsão...

Veja maisDetails
Hemoce realiza campanha de doação de sangue em Aracati na próxima terça-feira (2)

Hemoce realiza campanha de doação de sangue em Aracati na próxima terça-feira (2)

28 de maio de 2026
Resgate Municipal completa 16 anos de atuação na Saúde do Aracati

Resgate Municipal completa 16 anos de atuação na Saúde do Aracati

27 de maio de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Turismo brasileiro é responsável pela criação de mais de 120 mil empregos formais em 2025

Turismo brasileiro cria 77 mil postos de trabalho em um ano e atinge o maior número de empregos da história

30 de maio de 2026
Autoridades cearenses registram presença no XVIII Festival da Lagosta em Icapuí

Autoridades cearenses registram presença no XVIII Festival da Lagosta em Icapuí

30 de maio de 2026
Ceará projeta exportação de frutas e calçados em voos fretados por data centers

Ceará projeta exportação de frutas e calçados em voos fretados por data centers

30 de maio de 2026
Turismo brasileiro cria 86 mil empregos formais em um ano e ultrapassa 2,4 milhões de trabalhadores no setor

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil sobem mais de 9%

30 de maio de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020