Em visita ao Aracati, no último domingo (13), o Deputado Federal Capitão Wagner gravou um vídeo em frente ao Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED), com falas equivocadas em relação à saúde do município.
Se aproveitando do espaço, o já conhecido deputado fortalezense mais uma vez se utilizou de um fato isolado para fazer palanque político, utilizando-se de informações errôneas que nada mais fazem que prejudicar a população.
O HMED passou anos sofrendo com o descaso das gestões anteriores e hoje apresenta-se como um novo hospital. São falsas as informações que dizem que o HMED sofre com superlotação de seus leitos. De acordo com informações da Diretora Assistencial e Executiva do HMED, Amanda Gurgel, do total de 94 leitos que possuem o hospital, 36 estão sendo ocupados.
Segundo os dados repassados, o HMED possui no Setor de Isolamento da Covid-19 29 leitos, estando apenas 10 deles com pacientes; no Setor de Clínica Médica 34 leitos, com 9 pacientes; no Setor da Clínica cirúrgica 16 leitos, com 10 pacientes; no Setor da Clínica Traumatológica 15 leitos com 6 pacientes; e a UTU Clínica Médica com 01 paciente.
Ainda de acordo com os números, a taxa de ocupação do mês de maio foi de 51,16%, a segunda menor do ano até o momento, ficando atrás apenas do mês de fevereiro, que teve 45%.
Sobre os 10 leitos de UTIs e 10 leitos de UTUs que estão em fase de implantação no HMED, a Diretora Assistencial fala que está aguardando a canalização, a qual está sendo efetuada pela White Martins. É falsa a informação de que gestão não viabilizou o contrato com a empresa para o fornecimento do oxigênio. A própria gestão já mostrou o documento assinado.