quarta-feira, junho 24, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Elmano sanciona leis do Piso da Enfermagem, Renda do Sol e Política Estadual de Hidrogênio Verde

As importantes leis foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governadores antes de iniciar viagem oficial para a China

8 de setembro de 2023
A A
Elmano sanciona leis do Piso da Enfermagem, Renda do Sol e Política Estadual de Hidrogênio Verde

Fotos: Arquivo Casa Civil e Deivysson Teixeira

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Na tarde desta quinta-feira (7), o governador Elmano de Freitas sancionou importantes leis aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alece) – a maioria delas aprovadas por unanimidade, sendo referentes a mensagens enviadas pelo Poder Executivo àquela casa.

O governador Elmano de Freitas agradeceu a parceria e o esforço dos parlamentares. “Quero agradecer aos deputados e deputados por terem votado e aperfeiçoado as matérias enviadas, todas elas importantes para o povo cearense e para o desenvolvimento do nosso estado. Por isso, elas estão sancionadas a partir de agora”, disse durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Piso da enfermagem

O piso da enfermagem no Ceará vai garantir o piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, integrantes do quadro de pessoal do Governo do Ceará.

A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (6) e, com isso, o Ceará passa a ser um dos primeiros estados do Brasil a aprovar sua lei estadual, beneficiando 6.578 profissionais.

“Vou sancionar o projeto antes de viajar para cumprir agenda na China, dizendo aos enfermeiros e enfermeiras do Ceará que garante uma reivindicação histórica da categoria, reconhece e valoriza os nossos profissionais e assegura direitos como férias, décimo terceiro salário e benefícios para os aposentados. A lei está sancionada”, disse o governador.

Para os servidores enfermeiros, integrantes do Grupo Ocupacional Serviços Especializados de Saúde (SES), o piso salarial será de R$ 4.750,00. Já para os técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, integrantes do Grupo Ocupacional Auxiliares de Saúde (ATS), o piso salarial a ser pago corresponderá a R$ 3.325,00 para os técnicos de enfermagem, e de R$ 2.375,00 para auxiliares e parteiras.

A lei do piso tem efeitos retroativos a maio de 2023, com a natureza das parcelas a serem pagas, bem como a carga horária a ser considerada, seguindo as regras estabelecidas nos normativos e orientações do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a lei estadual, os servidores cuja remuneração ficar abaixo do piso estabelecido receberão, em código específico, parcela remuneratória complementar para o alcance do referido patamar mínimo. Há garantia também do cálculo para efeito de férias, décimo terceiro salário, incidência da contribuição previdenciária e para os servidores aposentados regidos pela paridade.

Renda do Sol

Também sancionado pelo governador Elmano de Freitas após a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto Renda do Sol visa reduzir a pobreza entre as famílias mais vulneráveis que moram na zona rural cearense, por meio da geração de energia solar. A ação será coordenada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

“O povo cearense vai se transformar em um povo empreendedor e produtor de energia limpa, energia solar. É a oportunidade de renda para famílias de baixa renda. Trabalhadores da agricultura familiar vão ter a oportunidade de melhorar sua renda gerando trabalho com a produção de energia para ser comprada pelo Governo do Ceará”, afirmou o governador.

Inicialmente, serão implantados dois projetos-piloto nos municípios de Jaguaribara e Tamboril, localidades onde mais de 160 famílias estão ligadas às atividades de produção de frutas, verduras e laticínios. Essas comunidades pleiteiam apoio para os custos de manutenção e produção, especialmente de energia. Tal medida representará um grande auxílio para a renda destas famílias.

Política Estadual de Hidrogênio Verde

Elmano de Freitas também sancionou a política estadual que cria uma governança para a política estadual de Hidrogênio Verde no Ceará. “Esta política vai ter a participação do Governo do Ceará, da sociedade civil, de empresas interessadas em investir no setor, para que nós possamos criar um ambiente favorável para a produção de energia limpa no nosso estado beneficiando grandes e pequenos produtores”, disse o governador.

Na ocasião, ele também comemorou a aprovação do financiamento de US$ 90 milhões para a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) para as obras de infraestrutura que serão necessárias para receber o Hub de Hidrogênio Verde. A CIPP irá entrar com a contrapartida no valor de US$ 10 milhões. O financiamento foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O governador Elmano de Freitas reforçou a importância do investimento para “deixar o Porto do Pecém mais moderno com a capacidade de receber uma ampliação de berço e com uma área muito ampla e preparada para as empresas que pretendem se instalar por lá e investir em uma área fundamental para o desenvolvimento do Ceará. Esta lei sancionada agora cria uma governança para que tudo isso aconteça”.

As obras de infraestrutura para a cadeia produtiva da transição energética com foco no H2V que estão no escopo do financiamento incluem a implantação de infraestrutura básica para corredores de utilidades e acesso do setor produtivo de H2V no Complexo do Pecém; a expansão do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém, que receberá um novo berço de atracação; e a expansão do Píer 2 do terminal portuário para H2V e seus derivados.

 
 
 
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Etiquetas: cearáelmano
SendShare196
Anterior

No G20, Lula vai discutir combustíveis, meio ambiente e pobreza

Próximo

Pracinha RioMar volta a alegrar fim de semana das crianças em Fortaleza

RelacionadoPostagens

Bismarck Maia é o convidado do Passando Geral desta sexta-feira (26)
Política

Bismarck Maia é o convidado do Passando Geral desta sexta-feira (26)

23 de junho de 2026
0

Bismarck Maia, ex-prefeito de Aracati e ex-deputado, é o entrevistado desta sexta-feira (26) no Programa Passando Geral, da Sinal, com...

Veja maisDetails
Eduardo Bismarck é destaque entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, aponta DIAP

Eduardo Bismarck é destaque entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, aponta DIAP

23 de junho de 2026
Lula mantém vantagem com 41% no 1º turno contra 31% de Flávio, aponta Datafolha

Lula mantém vantagem com 41% no 1º turno contra 31% de Flávio, aponta Datafolha

20 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Empretec chega a Aracati com capacitação voltada ao desenvolvimento de empreendedores

Empretec chega a Aracati com capacitação voltada ao desenvolvimento de empreendedores

23 de junho de 2026
Ceará deve repassar mais de R$ 500 milhões para os professores da rede pública em 2025

Elmano celebra crescimento do PIB cearense no primeiro trimestre de 2026

23 de junho de 2026
Saúde do Aracati realiza Dia D de Vacinação nesta sexta-feira (26)

Saúde do Aracati realiza Dia D de Vacinação nesta sexta-feira (26)

23 de junho de 2026
Novas instalações do Ponto de Apoio serão entregues em Pedra Redonda, em Aracati

Novas instalações do Ponto de Apoio serão entregues em Pedra Redonda, em Aracati

23 de junho de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020