No ano passado, a distribuidora contabilizou a retirada de um total de 62 toneladas de fiação irregular em todo o Ceará.
A Enel Distribuição Ceará compartilha estruturas com empresas de telecomunicação e a partir disto, realiza, rotineiramente, inspeções para avaliar o uso de postes em todo o Estado por meio de normas e padrões técnicos estipulados.
“No mês passado, entre os dias 18 a 28, a distribuidora já removeu quase 700 quilos de cabos de telecomunicação irregulares em 181 postes de Aracati. Para isso, foram realizadas mais de 240 regularizações de cabos partidos, sem identificação ou abaixo da altura permitida além de caixas e reservas irregulares”, destacou a assessoria da Enel.
Carlos Falconiere, Responsável pela Experiência do Cliente, explica que essa fiscalização é feita rotineiramente e notificada com antecedência à empresa de telecomunicação em questão. “Existe uma resolução conjunta entre a Enel e a Anatel que obriga as operadoras a cumprirem um plano de ocupação das distribuidoras destes postes que estão compartilhados e as normas técnicas vigentes. Então o que nós fazemos é inspecionar para saber se aquilo que foi apresentado em projeto está sendo de acordo com essas normas técnicas.”
“O objetivo da ação é disciplinar as empresas clandestinas para regularização de acordo com as Normas Regulamentares e a retirada de situações emergenciais. Porém, ressaltamos que a responsabilidade da regularização é exclusivamente das operadoras que tem a obrigação de manter e regularizar os seus ativos”, aponta a assessoria.
Falconiere pontua que além da notificação prévia, há um prazo para que haja a regularização por parte da empresa, bem como um treinamento explicando todas as normas.