Nesta terça-feira (06), a Justiça Eleitoral, por intermédio da 8ª Zona, divulgou os dados oficiais acerca do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começará a ser veiculada a partir da próxima sexta-feira (9).
Mas, antes de detalhar os números, é importante destacar as regras para esse sistema. Nesse tipo de propaganda, 60% do tempo disponível é utilizado para a campanha de prefeitos e vice-prefeitos, e 40% para vereadores. Sendo dois blocos de 10 minutos por dia para prefeitos; e 70 minutos diários para vereadores, que serão transmitidos por meio de comerciais de 30 segundos ou um minuto.
90% do tempo de propaganda é determinado pela representatividade do partido na Câmara do Deputados, ou seja, quanto maior o número de Deputados Federais do partido, maior o tempo de propaganda. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos. Tudo conforme a Portaria TSE nº 722/2020, seguindo critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE n 23.610/2019.
Em Aracati
No documento disponibilizado à Sinal News, consta que a coligação “Seguir em Frente”, encabeçada pelo atual prefeito Bismarck Maia, candidato à reeleição, que é composta pelos Republicanos, Progressistas (PP), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Liberal (PL) e Partido Verde (PV), contará com um tempo total de seis minutos e quinze segundos.
Já a coligação “Por um novo Aracati”, liderada pelo jovem Caetano Neto, da qual fazem parte os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Democratas (DEM) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), terá um total de três minutos e quarenta e quatro segundos.
Os candidatos a vereadores terão suas inserções distribuídas ao longo do dia, nos intervalos comerciais das emissoras. As aparições dos candidatos de cada partido vão depender do tempo proporcional de cada legenda.