Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (02), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial nacional avançou pelo quarto mês seguido e registrou alta de 3,2% em agosto, na comparação com julho.
Contudo, cabe salientar, que o indicador ainda não eliminou totalmente a perda de 27% acumulada entre março e abril, no início da pandemia de covid-19, quando a produção industrial caiu ao patamar mais baixo da série. No acumulado no ano, a produção recuou 8,6%, apontam os dados.
“Há uma manutenção de certo comportamento positivo do setor industrial nos últimos meses. É um avanço bem consistente e disseminado entre as categorias, mas ainda há uma parte a ser recuperada”, disse em nota André Macedo, gerente da pesquisa.
A pesquisa do IBGE ainda indicou que todas as grandes categorias apresentaram avanço em agosto num comparativo a julho. Bens de consumo duráveis tiveram o maior crescimento, com 18,5%. Bens de capital (2,4%), bens intermediários (2,3%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,6%) também cresceram em agosto, mas abaixo da média da indústria.
No que tange ao Aracati, Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, destaca que Indústria foi um dos setores que mais geraram empregos nos meses de junho, julho e agosto.