Em um novo estudo realizado pela big tech Google, produzido em parceria com a Associação Brasileira de Startup (Abstartups), apresentou que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação.
Divulgada no último dia 31, o estudo realizado pelo Google mostrou um alerta para o Brasil, projetando que existirá um déficit de 530 mil profissionais na área de tecnologia da informação (TI) até 2025. Tal expectativa se dá por meio à crescente demanda e à ausência de perfis com mais experiências, entre outros pontos.
Ainda segundo o estudo, todos os anos, cerca de 53 mil profissionais da TI se formarão entre 2021 e 2025. Apesar do número parecer alto, a demanda por esses profissionais no mesmo período será de 800 mil, de acordo com a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom.
Reforçando a necessidade do país aumentar sua atuação na educação tecnológica, para o Google, esse déficit prejudica até a economia brasileira.
A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB.
Google
ㅤ
O Google consultou startups, executivos e profissionais da área para entender quais os motivos desse déficit no setor. Entre os motivos listados, estão:
ㅤ ㅤ
✅ A falta de habilidades digitais no BRASIL 🇧🇷, coloca o país na 3a posição entre os integrantes do G20 que mais DESPERDIÇAM a OPORTUNIDADE de aumentar o PIB.
ㅤ
✅ Nas STARTUPS, a ausência de profissionais pode até colocá-las em RISCO de FALÊNCA — 92% das startups participantes do estudo acreditam que a falta de profissionais de TI gera impacto nos negócios.
ㅤ
Entre os principais motivos para o déficit no setor estão:
ㅤ
✅ A falta de DIVERSIDADE e as BARREIRAS para pessoas negras e mulheres na área;
ㅤ
✅ As LIMITAÇÕES para pessoas de regiões DISTANTES do centro do Brasil;
ㅤ
✅ Dificuldade em conseguir o 1o EMPREGO na área de TI faz com que JOVENS busquem outras áreas;
ㅤ
✅ ENSINO brasileiro está DEFASADO no que diz respeito ao pensamento lógico;
ㅤ
✅ Mercado de TI brasileiro desenvolve POUCOS profissionais SENIORES, corroborando com o déficit de pessoas com experiência;
ㅤ
✅ O mercado INTERNACIONAL geralmente oferece CONDIÇÕES mais atrativas, esvaziando o nacional.
ㅤ
Todos esses pontos, mostram a necessidade do Brasil olhar de forma atenta; desenvolvendo políticas públicas de capacitação e atualização profissional em TI, incentivando formação na área para os mais jovens e criando oportunidades para florescimento de polos e laboratórios de tecnologia no país, entre outras medidas.






