No mundo atual corporativo, muito se fala no conceito Data Driven: que é o planejamento e a tomada de decisão baseada em dados. E, este, pode ser aplicado a qualquer negócio, não importa o segmento ou o tamanho da empresa. Dados, hoje, são considerados o “Petróleo das Empresas”, mas sem uma estratégia adequada, muitos se perdem e são apenas números.
A inovação dos negócios, ou mesmo a implantação de novos, devem ser estudados e cruzados com o comportamento de consumo, bem como as oportunidades que as regiões que irão atuar lhe proporcionam. Assim, estudar seu consumidor e o mercado é mais que fundamental. E, não, a inovação não é apenas tecnologia. Muito se fala em software, de frameworks, de processos e tantas outras ferramentas, mas nada disso adianta se não houver uma mudança cultural organizacional.
Uma empresa, das startups às tradicionais, são feitas de pessoas. Das que a fazem, as que consomem seus produtos e serviços, independente do seu negócio ser voltado para venda B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para pessoas). E, sim, os dados, os processos e as ferramentas irão sempre ajudar, mas inovar é aproximar as pessoas, ouvir suas demandas, ampliar a relação com comunicação humanizada. Pessoas não são números, mas os números nos ajudam a entender seus comportamentos e tendências. Isso é ser Data Driven voltado para inovação.
A verdade é que a tecnologia foi dando o lugar ao distanciamento físico. A atenção passou para as telas e não para os olhares que se atentam a elas. E, não existe oportunidades para inovação que não sejam movidas por desejos, interesses e necessidades humanas. Então, antes das escolhas para a disrrupção Data Driven, as perguntas que devem ser respondidas pelos dados: O que as pessoas querem? Quais são suas lutas? Quais são seus propósitos? Como a minha marca pode solucionar, gerando impacto e conexão?
Inovar, é um verbo intransitivo: tornar novo; renovar; alterar(se) para melhor, mudar! E, toda mudança precisa de altas doses de ousadia, empatia, relacionamento e inteligência junto às informações disponíveis para dar suporte ao que fará.