Com a reurbanização da Cidade dos Bons Ventos, que consistiu principalmente na implantação da pavimentação asfáltica em todos os bairros de Aracati, nas mais diversas ruas, além do fortalecimento de práticas esportivas tradicionais como o cooper (caminhada e corrida) e ciclismo, surge uma modalidade esportiva pouco usual para nossa região, a patinação sobre rodas.
Nem todos consideram a patinação sobre rodas como um esporte, apesar de ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), essa modalidade ainda não ganhou espaço nos Jogos Olímpicos, por ser considerada uma variação da patinação no gelo. Apesar disso, as diversas formas de praticar o esporte que caiu no gosto dos aracatienses é muito ampla.
Criado no ano de 1760, os primeiros patins de Joseph Merlin, inventor, foram sendo adaptados ao longo do tempo como uma forma de praticar a patinagem no gelo em outras épocas em que não houvesse neve, e em outros países em que a neve não fosse presente, como o Brasil.
Atualmente, a patinação sobre rodas compreende algumas modalidades distintas. Recreação, utilizada para crianças e adultos leves; Fitness, que consiste na prática para a queima de calorias e o ganho de condicionamento físico; Slalom, que é a utilização dos patins para o desvio de obstáculos; Agressive/Vertical, modalidade mais perigosa, onde o praticante realiza saltos, manobras, deslizes e vence obstáculos; Velocidade, pouco praticada no Brasil, essa tem por objetivo desafiar o relógio e conseguir extrema rapidez; Downhill, consiste em descer de patins as ladeiras, estradas e serras em alta velocidade; Urban, modalidade praticada no âmbito da cidade, com os obstáculos do ambiente urbano.
Em Aracati
Segundo Washington Ferreira, educador físico, a ideia surgiu no início das obras de implementação do asfalto na cidade. “Com isso tive a ideia e a vontade de voltar à infância, comprei os patins e influenciei muitos a comprar. Hoje nós temos 16 participantes.”
De acordo com o levantamento da Sinal News, a patinação sobre rodas praticada em Aracati é um misto das modalidades: recreação, fitness e urban. O grupo liderado pelo professor Washington se concentra nas terças e quintas, às 20h, no Box Aracati, e sai pela cidade fazendo um percurso sobre rodas.
Segundo o empreendedor, o objetivo é “ganhar condicionamento físico e resistência, e ainda se divertir”. Ele ainda deixa um recado para toda comunidade, “quem tiver patins, que tiver vontade de participar do nosso grupo, é só entra em contato que a gente combina os dias e horários.”
É importante ressaltar que toda prática esportiva é válida, mas deve ser praticada com os devidos cuidados. Se você ainda não tem o manejo do equipamento, procure iniciar em um ambiente seguro, munido de equipamentos de proteção individual (capacete, joelheiras, cotoveleiras, etc).