Mais de 400 internos do sistema prisional do Ceará serão qualificados com novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, qualificará os detentos. Os cursos são realizados em uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.
Os cursos são ministrados nas Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2) e Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3) e beneficiarão ao todo, 440 internos divididos em 22 turmas. A qualificação é de 160 horas aula, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país.