segunda-feira, maio 4, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Senado aprova MP do setor elétrico que reduz valor da tarifa e abre caminho para conclusão de Angra 3

A proposta foi aprovada de maneira simbólica pelos senadores

4 de fevereiro de 2021
A A
Justiça determina afastamento da diretoria da Aneel e do ONS por apagão no Amapá

Ilustração/Freepik

492
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

O Senado aprovou nesta quinta-feira (4) a medida provisória que trata de mudanças no setor elétrico, remanejando recursos para a redução do valor das tarifas para consumidores, principalmente os moradores das regiões Norte do país. O texto também estabelece um limite para os subsídios destinados a fontes de energia renováveis – como as energias solares e eólicas – e também abre caminho para a conclusão do projeto da usina nuclear Angra 3.

O relator Marcos Rogério (DEM-RO) promoveu apenas quatro mudanças de redação no texto – que não altera seu mérito – em relação ao texto que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada de maneira simbólica pelos senadores.

Caso fosse rejeitada pelos senadores e reencaminhada para a Câmara dos Deputados, a matéria corria o risco de perder validade, uma vez que a medida provisória expiraria na próxima terça-feira (9).

O texto da medida provisória prevê repasses de recursos para a chamada CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Trata-se de um fundo abastecido com tarifas de energia e que paga programas de subsídios de energia, como o Luz para Todos.

Segundo a medida provisória aprovada, recursos que as empresas de energia deveriam investir em pesquisa, investimento e inovação devem agora ser destinados para a CDE, com o intuito de reduzir as tarifas para os consumidores. Esses recursos, normalmente, ficavam nos caixas das empresas.

O relator Marcos Rogério também explica que um dos principais pontos da medida provisória é corrigir uma distorção referente às tarifas pagas pelos consumidores de Rondônia e Acre. Ambos estados são produtores de energia, por isso estão colocados no mapa energético na região sudeste, onde as tarifas são mais altas. O texto, argumenta, os coloca em sua posição geográfica natural, na região Norte, onde as tarifas são mais baixas.

A medida provisória também abre caminho para a conclusão da usina nuclear Angra 3, cujas obras estão paradas há cinco anos. Uma das mudanças previstas na proposta aprovada permite a exploração da usina pela iniciativa privada pelo regime de autorização, sendo que a outorga vai ser concedida pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). O prazo da autorização será de 50 anos, prorrogáveis por mais 20.

Como se trata de uma usina nuclear, ela não pode ser totalmente concedida para a iniciativa privada, através de uma licitação.

No entanto, a principal medida que vai contribuir para a finalização da obra de Angra 3 é a revisão do preço de contratação da energia elétrica que será gerada pela usina nuclear.

Por outro lado, a medida provisória também promoveu uma alteração que estanca o aumento de subsídios a fontes renováveis de energia. A proposta substitui descontos nas tarifas de uso do sistema de transmissão e de distribuição que são concedidos a geradores de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Esses serão substituídos por mecanismos de benefícios ambientais ligados à baixa emissão de gases.

“Igualmente, é preciso eliminar os descontos na TUST (Tarifas de Uso de Sistema de Transmissão) e na TUSD (Tarifa de Uso de Sistema de Distribuição) concedidos a fontes de geração que não precisam mais desses subsídios. Não é demais lembrar que esses subsídios acabam por onerar, em maior proporção, os consumidores regulados, tais como as residências e comerciais de pequeno porte. Ressalta-se que esses descontos serão substituídos pela valoração atributos das fontes de geração”, afirma o relatório.

Apesar da medida provisória ter sido aprovada, esse ponto específica do texto provocou a reação de parlamentares, principalmente da oposição. “É tirar de quem trabalha com eficiência energética para dar a quem vende energia”, afirma o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

 
 
 
Fonte: Folhapress
Etiquetas: Angra 3aprovaMedida Provisóriampsenadosetor elétricovalor da tarifa
SendShare197
Anterior

Mais de 3 milhões de pessoas já receberam 1ª dose da vacina contra Covid no Brasil

Próximo

Primeiro lote de insumos para produção de vacinas pela Fiocruz chega neste sábado, diz Saúde

RelacionadoPostagens

Maior Data Center da América Latina no Ceará promete revolucionar economia do estado
Economia

Maior Data Center da América Latina no Ceará promete revolucionar economia do estado

4 de maio de 2026
0

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), consolidou detalhes de um projeto histórico para a...

Veja maisDetails
Brasil abre 324 mil vagas formais em novembro, 13% menos do que há um ano

IDT/Sine Aracati abre o mês de maio com mais de 100 vagas de emprego disponíveis

4 de maio de 2026
Mercosul-UE: acordo entra em vigor e zera tarifas para milhares de produtos industriais brasileiros na Europa

Mercosul-UE: acordo entra em vigor e zera tarifas para milhares de produtos industriais brasileiros na Europa

3 de maio de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Livro “Novas Histórias de Assombração do Aracati” é lançado nesta quarta-feira (6)

Livro “Novas Histórias de Assombração do Aracati” é lançado nesta quarta-feira (6)

4 de maio de 2026
Aracati registra mais de 108 mm de chuva nesta segunda (13)

Aracati terá semana de calor e chuvas isoladas, aponta Instituto Nacional de Meteorologia

4 de maio de 2026
Inaugurado por Bismarck Maia, Centro de Eventos irá sediar desde congressos à conferência internacional em maio

Criado na gestão Bismarck Maia como Secretário do Turismo, Centro de Eventos chega com agenda inédita em maio

4 de maio de 2026
Vetmóvel de Aracati atende esta semana na Cacimba do Povo

Vetmóvel de Aracati atende esta semana na Cacimba do Povo

4 de maio de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020