sexta-feira, junho 12, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Só 12 em cada 100 brasileiros ficaram em isolamento em outubro, mostra IBGE

Esse número reduziu praticamente pela metade em três meses, desde julho, quando o indicador marcava 23,3%

1 de dezembro de 2020
A A
Só 12 em cada 100 brasileiros ficaram em isolamento em outubro, mostra IBGE

Foto: Agência Brasil

493
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

A população brasileira está cada vez mais flexibilizando as medidas de distanciamento social. Em outubro, os indicadores atingiram seus menores níveis na pesquisa Pnad Covid, criada pelo IBGE para calcular os impactos da pandemia, com apenas 12 a cada 100 pessoas permanecendo rigorosamente isoladas.

Esse número reduziu praticamente pela metade em três meses, desde julho, quando o indicador marcava 23,3%. No décimo mês de 2020, o percentual bateu 12,4%. Caiu também a proporção de pessoas que só saiam em caso de necessidade básica, chegando agora a 38,2%.

Ao mesmo tempo, aumentaram os indicativos mais flexíveis de comportamento durante a pandemia.

Por exemplo, os brasileiros que reduziram o contato mas continuam saindo de casa chegaram a 44,3%, um aumento de 4,5 pontos percentuais desde setembro. E as pessoas que não fizeram nenhuma restrição somaram 4,6%, um aumento considerável desde o mês anterior, que tinha 3%.

Em números absolutos, 36,3 milhões de pessoas ficaram rigorosamente em casa em outubro, enquanto 9,7 milhões não fizeram restrição alguma.

Os que saíram em caso de necessidade somaram 80,7 milhões, contra 93,8 milhões de outros que reduziram contato, mas continuaram saindo de casa ou recebendo visitas.

Os números divulgados nesta terça-feira (1) pelo IBGE mostram que os brasileiros estão cada vez mais flexíveis nas medidas de distanciamento e coincide com a alta dos casos, que se intensificou no mês seguinte, em novembro, segundo mostraram reportagens do jornal Folha de S. Paulo.

Dados de saúde calculados pelo IBGE também apontaram que 5,7 milhões de brasileiros tiveram resultado positivo no teste para Covid-19, um aumento de 900 mil na comparação com setembro. Desde julho, quando o indicador passou a ser calculado, a alta foi de 3 milhões de pessoas.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, a maioria dos testes foi feita por pessoas que ganhavam mais de quatro salários mínimos (24,6%) e que tinham nível superior completo (25,0%).

Além disso, os jovens de 20 a 29 anos (14,2%) foram mais testados que os idosos (10,9%), pertencentes ao grupo de risco da doença. Entre as pessoas de 30 a 59 anos de idade (16,5%) ficou o maior percentual de testes realizados para Covid-19.

“Frente a setembro, mais 3,7 milhões de pessoas fizeram algum teste e 897 mil testaram positivo”, disse Maria Lucia Vieira.

Por outro lado, a pesquisa indicou queda no contingente de pessoas que relataram ter algum sintoma de síndromes gripais, como tosse, febre e dificuldade para respirar. Foram 7,8 milhões em outubro, ou 3,7% da população brasileira. Em maio, quando a Pnad Covid teve início, 24 milhões (11,4%) de brasileiros apresentavam algum dos sintomas.

Na análise regional, o Distrito Federal (23,9%) teve o maior percentual de pessoas que realizaram testes em outubro. Depois veio Piauí (19,1%) e Goiás (18,9%). Já Pernambuco (7,9%), Acre (7,9%) e Minas Gerais (9,3%) apresentaram os menores índices.

Nesta segunda (30), o Brasil chegou a 173.165 mortes pela Covid-19. Também foram registrados 22.622 novos casos, o que elevou o total para 6.336.278.

Diego Garcia/Folhapress

 
 
 
Etiquetas: brasileirosdadosibgeisolamentooutubro
SendShare197
Anterior

Alok contrai Covid e adia live de fim de ano

Próximo

Governo do Ceará anuncia distribuição de tablets para alunos da rede pública estadual

RelacionadoPostagens

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati
Saúde

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

12 de junho de 2026
0

Iniciada ainda na gestão Bismarck Maia, uma das obras mais aguardadas do município segue a todo vapor: o Centro de...

Veja maisDetails
Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

12 de junho de 2026
Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

10 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Parajuru Moto Show estreia em Beberibe com feijoada grátis, shows de rock e camping liberado

Parajuru Moto Show estreia em Beberibe com feijoada grátis, shows de rock e camping liberado

12 de junho de 2026
Com investimento superior a R$ 23 milhões, mais de 3 mil cisternas de placa vão beneficiar 18 municípios cearenses

Com investimento superior a R$ 23 milhões, mais de 3 mil cisternas de placa vão beneficiar 18 municípios cearenses

12 de junho de 2026
Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

12 de junho de 2026
Roberta de Bismarck lança concurso da rua mais bonita de Aracati para a Copa do Mundo 2026

Roberta de Bismarck lança concurso da rua mais bonita de Aracati para a Copa do Mundo 2026

12 de junho de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020