Durante essa última semana o Colégio Marista de Aracati divulgou nota a respeito da fala do Prefeito de Aracati, sobre desapropriação da unidade de ensino onde posteriormente funcionará também a Universidade Estadual do Ceará (UECE). O anúncio sobre a chegada da Universidade no município foi feito pelo próprio Governador Camilo Santana.
Confira a matéria na íntegra: https://sinalnews.com.br/governador-do-ceara-anuncia-campus-da-uece-em-aracati-com-os-cursos-de-licenciatura-em-portugues-ingles-e-matematica/
Ontem (05), Bismarck se pronunciou sobre o assunto em suas redes sociais.
“NOTA DO PREFEITO, MARISTA.
Nossa determinação de fazer do Aracati, a melhor cidade de se viver, morar e progredir foi, é e será sempre muito forte.
EDUCAÇÃO tem sido prioridade máxima em nossa gestão, com novas escolas de melhor padrão, professores valorizados, concurso público, equipamentos para alunos e professores, tudo do melhor.
Desde que entrei na vida política-social do Aracati, uma das grandes demandas e até hoje acontece, era de se atender e apoiar jovens aracatienses que se deslocam para outros municípios como Mossoró e Limoeiro, para cursarem faculdade pública.
Minha luta desde sempre, foi trazer uma Universidade Pública para o Aracati, e de peso, garantindo ser pra sempre, e não apenas uma passagem com cursos esporádicos. Onde tem Universidade, tem progresso social, econômico e democrático.
Graças ao sentimento progressista do Gov Camilo, conseguimos a instalação da UECE em ARACATI, como anunciamos.
O Colégio Marista, e sou ex-aluno, sempre nos honrou, bem querer de todos aracatienses.
Em 2018, de forma repentina, fui comunicado pela sua direção que o Ensino Fundamental não mais funcionaria já em 2019, quando tive que tomar medidas legais para que esse CAOS, não acontecesse.
Ainda não tínhamos as escolas novas como o Municipal e outras para atender de forma urgente esses jovens, conterrâneos, que se viram sem mais sua escola, o Ensino Fundamental do MARISTA. Abrigamos todos. Transformei o Centro Administrativo da Prefeitura em escola, a Padre Champagnat, além de outras decisões à época e até hoje sendo tomadas para recebermos todos os alunos.
O hoje ainda querido Colégio Marista, de tantas recordações, não existe como sempre foi, o de ensino fundamental, antigo primário e ginásio de boas lembranças. Cumpre um belo trabalho de atender crianças dos dois anos do Infantil, e assim garante à sua Instituição o certificado de Filantropia que lhe serve não só no Aracati.
Acolhemos nas escolas públicas os ex-alunos Maristas, e até hoje matriculamos muitos dos que um dia sonharam pertencer àquela escola que, repito, tomou de forma repentina a surpreendente a decisão de encerrar 70 anos de atividades em ARACATI, em outubro de 2019. Acolhemos na emergência e agora, jamais aconteceria diferente, ou mesmo algo poderia inibir a ação de atender, acolher e educar as crianças do infantil que lá estão atualmente.
Entendemos que a área enorme pertencente à Instituição há 73 anos, que foi doada à instituição Marista pela sociedade aracatiense, cabe sim, e também, atender uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, que em breve já poderá funcionar seus primeiros cursos, bem como em poucos anos poderá abrigar diversos dos seus cursos já existentes, inclusive a MEDICINA. Que conquista! Luta essa que já sinalizamos à Reitoria oferecendo nosso hoje belo e super equipado hospital HMED para ser um hospital universitário.
Essa nossa luta, com responsabilidade e visão de futuro que só nos será promissora com uma boa EDUCAÇÃO.
Triste mais uma vez a nossa oposição que colocou o ARACATI no fundo do poço na economia, na infraestrutura, na saúde e na EDUCAÇÃO atrasando salários de seus professores e deixando todas as escolas em estado de alta degradação física, agora se atreve de forma de campanha emocional, sem ter conhecimento dos fatos que estão acontecendo e como vão acontecer, a tentar defender um povo e uma cidade que saquearam e destruíram por 12 anos.
SABEMOS O QUE ESTAMOS FAZENDO, e sempre será o melhor a favor de nosso município e de seu povo.
Essa gente que quer usar agora e mais uma vez a emoção e comoção do povo para se dar bem politicamente, é o mesmo que deixou milhares de aracatienses atormentados, apavorados divulgando e me acusando de ir cobrar IPTU, acabar com benefícios, perderem suas aposentadorias e casas, pela progressista implantação de estradas dignas, asfaltadas que estamos realizando até hoje. MENTIRAM, não se preocuparam com a dor grande do apavoramento do povo humilde, a intenção era apenas o político, me desgastar. Hoje a mentira está comprovada.
Essa gente foi a mesma que diante da decisão do MARISTA em fechar o ensino Fundanental naquele outubro de 2019, promoveu também campanha emocional e acusações ao Prefeito, sem apresentar soluções, sem ligar para a decisão abrupta e unilateral da Instituição. Importante como agora é “fazer chorar” o povo sem pensar e saber do que de fato acontece. Importante é a política.
Essa gente, esse grupo milionário, não lembra de nosso povo em outro momento que não a da política. Vejam, relembrem, apenas um mas grave exemplo: há exatos dois anos estamos em uma grave pandemia, a Covid 19, aterrorizando conterrâneos com a dor da morte, da fome, do desemprego e tantos outros males.
PERGUNTO: QUAL AÇÃO QUE FIZERAM OU FAZEM PARA ACALENTAR A DOR DOS ARACATIENSES? FORAM A ALGUMA COMUNIDADE DISTRIBUIR O FARTO COMER DE QUE DISPÕEM???? COMPRARAM UMA MÁSCARA A SER DISTRIBUÍDA? PELO MENOS A SOLIDARIEDADE OFERTADA????
NADA!!!!
Fica meu repúdio a essa gente aproveitadora, não sabem do que está acontecendo, não se interessam a não ser do fato político e tentar me desgastar. Tiveram oportunidade de trazerem diversos benefícios como fábricas de cerveja, lutarem pela UFC, nada fizeram, porque o que lhes fala mais alto são seus próprios interesses econômicos. Se apoderaram do público em benefício pessoal.
– Aracati preservará seu patrimônio.
– Aracati respeita a sua história e a de instituições como o Marista.
– Aracati está realizando a melhor educação para seu progresso.
– Aracati, agora, administra para os mais humildes e não para os poderosos de sempre.
– Aracati vai seguir crescendo e muito.
– Aracati quer e precisa pra um futuro esperançoso e promissor de uma UNIVERSIDADE PÚBLICA.
Aguardem, confiem em seu Prefeito e no seu Governador.
ARACATI JÁ ESTÁ EM OUTRO E MELHOR PATAMAR.
Viva!!!”